21 De Setembro dia Mundial Do Alzheimer – Como a Terapia Pode Ajudar

Estimular as habilidades cognitivas não atingidas e incentivar o convívio social e atividades de lazer são importantes nesse momento.

0
220
21 De Setembro dia Mundial Do Alzheimer - Como a Terapia Pode Ajudar

Existem, no mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer, sendo 1,2 milhões de casos no Brasil, e muitos ainda não diagnosticados.

Sobre a doença

O Alzheimer é uma doença que não tem cura e que pode se agravar ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Geralmente, a maior parte das pessoas acometidas por essa enfermidade são pessoas idosas. Nesse sentido, ficou erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

O Alzheimer apresenta uma perda de funções cognitivas em relação à memória, orientação, atenção e linguagem, que é oriunda da morte de células cerebrais (neurônios). As perdas neuronais não acontecem de maneira semelhante para todas as pessoas, devendo, assim, serem evitadas comparações.

Com diagnóstico inicial precoce, é possível retardar o seu avanço e ter um controle maior sobre os sintomas, buscando e garantindo uma melhor qualidade de vida da pessoa e da família.

O psicólogo, dentro dos seus vários olhares sobre o ser humano, buscará por intervenções nas mudanças biopsicossociais, através de um acolhimento ao paciente com Alzheimer e atendimento aos familiares e seus cuidadores. Com o paciente, o psicólogo ajudará a atribuir significados para este momento de sua vida.

Além disso, trabalhará com medos e outros sentimentos que surgirão frente à doença e ajudará a ressignificar as histórias do paciente, realizando a manutenção de sua identidade.

Leia também: A influência da mente sobre a saúde do nosso corpo

É válido esclarecer que a psicoterapia somente é indicada para a fase inicial da doença, recomendando-se ainda que as sessões tenham uma maior frequência, por dois fatores principais: o primeiro é para que a pessoa não se esqueça do psicólogo, e o segundo é para que o laço terapêutico seja estabelecido e mantido.

Como a Terapia Pode Ajudar no AlzheimerÉ fundamental a compreensão e aceitação de que a doenças ainda não tem cura e que possibilidades para retardar a progressão são possíveis, além da importância de um acompanhamento psicológico do paciente e família, a fim de que haja maior qualidade de vida para os envolvidos. Estimular as habilidades cognitivas não atingidas e incentivar o convívio social e atividades de lazer são importantes nesse momento.

A título de conhecimento para os interessados, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem um Programa de Assistência aos Portadores de Doença de Alzheimer, que é responsável pelo diagnóstico, tratamento, acompanhamento dos pacientes e orientação aos familiares e atendentes daqueles acometidos pelo Alzheimer.

Até a próxima.
Terapia muda a vida.

 

21 De Setembro dia Mundial Do Alzheimer – Como a Terapia Pode Ajudar
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome