Alienação parental e os prejuízos psicológicos na vida da criança/adolescente

Alienação parental e os prejuízos psicológicos na vida da criança/adolescente

A Síndrome da Alienação Parental (SAP), infelizmente, está cada vez mais recorrente em nossa sociedade, atingindo ramos de áreas da PSICOLOGIA e do DIREITO. A maior parte dos casos ocorre com filhos que estão imersos em um processo de separação ou divórcio de seus pais.

A SAP nada mais é que uma forma de abuso e maltrato, podendo resultar em um “transtorno psicológico”, que apresenta um conjunto de ações pelos quais um dos pais tende a manipular a criança. Pela área jurídica, o “CÔNJUGE ALIENADOR” busca transformar a CONSCIÊNCIA de seus filhos com o objetivo maior de impedir ou destruir parcial/totalmente os vínculos afetivos com o outro pai/mãe, “CÔNJUGE ALIENADO”. Geralmente não há sequer motivos reais que possam justificar práticas/estratégias com esse fim.

Assim, ocorre uma desconstituição da imagem parental positiva de um dos pais dessa criança/adolescente, e a mesma(o), por vezes, é motivada(o) a se afastar de seu convívio social e afetivo com esse pai/mãe. Isso caracteriza uma “programação psicológica” por parte do cônjuge alienador com objetivo da criança/adolescente passar a “odiar” o cônjuge alienado. Pode tal “programação” ser DOLOSA (intencional) ou NÃO e, até mesmo, provocada por TERCEIROS, como: avós, tios, amigos entre outros.

Portanto, é importante que a saúde emocional dessa criança/adolescente esteja em primeiro lugar, e que os responsáveis possam encontrar saídas para que o convívio social e afetivo com ambas as partes familiares (materna ou paterna) estejam sempre presentes. E que estimulem o crescimento físico, social e emocional da criança/adolescente sem influências negativas que possam desencadear maiores problemas na vida futura dela(e).

Leia também: Transtorno Bipolar (ou de Humor) é coisa séria: saiba como identificar e tratar

Até a próxima. Terapia muda a vida!

Alienação parental e os prejuízos psicológicos na vida da criança/adolescente
Avalie nosso conteúdo

Faça um comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome