Cinco motivos pra você treinar no inverno

4
1453

Durante o frio é comum diminuir a vontade de ir aos treinos, porém a estação pode gerar bons frutos para os resultados com as atividades físicas.

Vamos conferir nesse texto diversas vantagens do treino nessa época do ano:

1 – Maior gasto calórico

É natural que no inverno a disposição para a pratica de exercícios diminua e a vontade de comer aumente. Isso acontece porque o corpo precisa de mais calorias para se aquecer e manter a temperatura interna próxima à 37 graus, o que aumenta o gasto de energia.

Ao consumir alimentos bem mais calóricos (situação típica do inverno), seu organismo está avisando que está com o metabolismo mais rápido. É aí que aparece uma das vantagens de se iniciar o planejamento de treino no inverno e/ou não abandonar sua rotina, caso você já a possua. Uma vez que, usar esse gasto calórico extra, acompanhado de uma dieta equilibrada lhe trará vantagens no que diz respeito à redução do percentual de gordura ou aumento da massa muscular, dependendo do tipo de treino.

2 – Foco em todas as estações

Como foi dito acima, o inverno é uma ótima oportunidade de se obter resultados e também de dar continuação aos treinos realizados anteriormente.

O que deve-se ter total entendimento por parte do profissional de educação física e também do aluno, é que nos primeiros meses da programação de treino, a pessoa conquista resultados funcionais: a postura, a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora melhoram; a força, flexibilidade e resistência muscular aumentam e, com isso, sobe também a motivação para encarar as sessões de treino. A progressão desses efeitos traz consigo o surgimento de mudanças estéticas, e ai, observamos outra vantagem de se treinar no inverno, pois, o chamado ”Projeto Verão” tem seu momento ideal para ser iniciado. Trace junto ao seu personal um treinamento compatível com seus objetivos, coloque-o em prática e seja feliz o ano todo!

Leia também:  Saúde Bucal: principais cuidados com os dentes

3 – Prevenção de doenças

As atividades físicas quando regularmente praticadas, tendem a fortalecer nosso sistema imunológico, e assim, potencializar os mecanismos de defesa do nosso organismo, auxiliando no combate às doenças comuns nas baixas temperaturas, como gripes e resfriados.

Conjugada aos exercícios físicos, é importante manter uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais que contenham entre outras fontes, a vitamina C. É super recomendado para evitar possíveis problemas respiratórios.

Outra dica valiosa e fundamental: é preciso muita atenção quanto a ingestão de bastante liquido, e não só nos treinos realizados no inverno!

4 – Pra cima, já que o bom humor revigora

No inverno, dá vontade de ficar em casa, debaixo das cobertas, certo? Para ter mais disposição, nada melhor que uma boa dose de endorfina no corpo. Vale notar que a endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física com intensidade de moderada para intensa, e é considerada uma arma contra casos de estresse e ansiedade, pois sua liberação gradativa gera a sensação de bem-estar e provoca no praticante regular de atividade física esse estado de plenitude.   Estudos apontam que a endorfina é liberada e pode durar até 72 horas após o término da sessão de treino. Por isso, quem treina com frequência sente os benefícios durante toda a estação.

Nota: (avaliações físicas realizadas por um profissional irão determinar seu estágio atual sobre a intensidade).

5 – Saúde elevada e um corpo bacana 365 dias no ano

Quem treina no inverno tem menos chances de se ver no conhecido “efeito sanfona”. E fica com o corpo alegre e a saúde em dia o ano todo. Por isso, não permita que estes 3 meses de friozinho atrapalhe seus planos e seus treinamentos. Procure o local que lhe atenda conforme seus objetivos e foque! Se você já é assíduo em algum lugar, mantenha sua rotina e perceba os benefícios os 365 dias do ano.

Leia também:  CLaCS: o método menos doloroso e mais eficaz para tratar varizes

Existem inúmeras outras possíveis vantagens nessa estação, basta analisar sob um outro olhar.

Há quem não goste de espaços tumultuados e cheios, filas de espera em aparelhos, ficar desviando de outros praticantes no parque. Aí o inverno traz mais essa vantagem, visto que muita gente (erroneamente) evita a atividade nesse período.

Alguns estudos revelam que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, dormem melhor, e ficam mais alertas durante o dia, comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhuma atividade física. Olha que coisa maravilhosa!

Porém, fica minha dica: evitem exercícios até duas horas antes de dormir, pois não é só a endorfina que é liberada. São liberados outros hormônios, e alguns inclusive que podem dificultar a chegada do sono.

Para finalizar, espero ter apresentado motivos suficientes pra que você que é do time das cobertas no inverno, e passa a maior parte do tempo sem se movimentar, possa iniciar a prática regular de atividades físicas e inclua hábitos saudáveis em sua rotina, em busca de saúde, qualidade de vida e uma harmonia corporal.

O sedentarismo é considerado uma doença, capaz de gerar várias outras. Por isso, coragem! E proteja-se o anto inteiro!

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente matéria, bons argumentos que são de fácil entendimento a todo público, leitura super prazerosa, parabéns aos envolvidos e ao Prof Jota Marinho em especial.

  2. Vou enviar aos meus alunos e compartilhar a notícia … muitos ficam em casa para fugir do frio. Borá esquentar treinando!
    Parabéns ao site e ao professor Jota, ótima leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui