Como funciona a terapia? Ela pode nos tirar do tal “buraco negro”?

10
1080
Como funciona a terapia? Ela pode nos tirar do tal “buraco negro

A terapia começa antes mesmo do encontro com o terapeuta. Quando o indivíduo percebe que algo precisa ser mudado ele já deu início ao processo. Trata-se de um trabalho contínuo, no tempo singular de cada pessoa com a sua demanda e sofrimento.

É importante ressaltar que o psicólogo não “tira ninguém do buraco”, mas apresenta as possibilidades. O profissional busca fazer a pessoa compreender quais passos a levaram até lá e quais passos ela precisa dar para sair. Mas a caminhada é do paciente. Ambos desenvolvem e trabalham juntos em prol das queixas já trazidas e outras apresentadas ao longo do trabalho terapêutico.

Importante:

A terapia não é um “remédio milagroso” imediato, mas vale à pena, porque é permanente em seus ganhos.

Leia também: Entenda o Setembro Amarelo e o seu papel na prevenção do suicídio

Mas, como assim?

A pessoa não perde aquilo que foi conquistado no processo terapêutico. Ela aprende a desenvolver a capacidade de lidar com o que lhe causa/causou dor e sofrimento.

É também um trabalho de respeitar você mesmo, seus limites e desejos. Esse é o “remédio” que, junto ao psicólogo, o próprio indivíduo consegue conquistar na dosagem adequada para seu organismo. E o melhor é que não traz efeitos colaterais, e sim mudanças significativas que serão carregadas ao longo da vida.

Ao longo desse processo, é possível perceber a permissão que a pessoa proporciona a si mesma por meio da terapia. O tratamento busca  desenvolver e evidenciar a questão da autonomia diante das situações conflitantes dentro do setting clínico (relação terapêutica entre profissional e paciente no consultório). Trata-se de uma conquista, de se autoconhecer e de perceber tudo o que pode desestabilizar a existência da pessoa diante do mundo. Dessa forma, a terapia encontra uma estabilização (a “saída do buraco negro”),  que antes era vista como impossível.

Portanto, saiba que VOCÊ é a peça fundamental para o processo de terapia acontecer. Acreditar em sua autonomia, não se sabotar e procurar ajuda evidenciam o desejo pela mudança de tudo aquilo que não te faz feliz e causa desconforto e tristeza.

Leia também: Cirurgia Bariátrica e a importância do “emagrecimento da mente”

Até a próxima!

Terapia muda a vida!

Como funciona a terapia? Ela pode nos tirar do tal “buraco negro”?
Avalie nosso conteúdo

10 COMENTÁRIOS

  1. Agradeço imensamente as pessoas que tiveram essa excelente idéia de trazer a clínica para volta redonda onde estarão realizando o sonho de muitos que não pode ter plano de saúde,que Deus lhes abençoe sempre em suas jornadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome