Conforto e estética: conheça as novas alternativas pra quem precisa usar aparelho fixo e não quer ficar com o tal “sorriso metálico”

0
706
Paciente Mayara Santos

Há alguns anos atrás era comum ver apenas pessoas mais jovens (em especial adolescentes) usando aparelho ortodôntico. De uns tempos pra cá o tratamento se popularizou entre os adultos e a ortodontia desenvolveu alternativas mais higiênicas, discretas e confortáveis para atender essa demanda.

Mas, antes de falar mais sobre isso, vamos entender melhor o que é a ortodontia?

Batemos um papo com o Dr. Cristiano Marques, dentista, especialista em reabilitação oral e estética orofacial, e ele nos explicou que a ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de forma inadequada “ Os dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, e podem ser perdidos de forma precoce. Além disso causam um estresse adicional aos músculos de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas, sem contar o fator estético” – Explica.

Nessa conversa, descobrimos ainda que os problemas ortodônticos têm influência de fatores genéticos e que o uso da chupeta durante a primeira infância também pode contribuir para dentes tortos na adolescência “ O ideal seria que os bebês nem usassem chupeta! A criança acaba criando esse hábito por ansiedade” – reforça Dr. Cristiano.

Aparelhos invisíveis e estéticos são a solução para fugir do “sorriso metálico”

Agora que entendemos um pouco sobre a ortodontia, vamos a solução para quem quer corrigir os dentes sem ficar com aquele “sorriso metálico”. Há uns 60 anos atrás, o aparelho ortodôntico era formado por fios mais grossos e bráquetes bem maiores do que costumamos ver atualmente. Hoje existem modelos de aparelhos invisíveis e estéticos que têm vantagens além das correções ortodônticas, como peças bem mais discretas e design simples que deixam o sorriso à mostra e bonito.

Segundo o Dr. Cristiano, esses são os melhores modelos para quem deseja aliar estética e conforto ao tratamento sem deixar a eficiência de lado “ O estético utiliza bráquetes de safira, deixando seus dentes mais aparentes e as estruturas camufladas. O modelo invisível é totalmente imperceptível. Por ser uma moldeira, ele pode ser retirado a qualquer momento, gerando mais conforto e comodidade ao paciente.” – Explica.

Quem utiliza o aparelho invisível, também não precisa mudar nada na higiene bucal. Basta retirar o acessório e escovar os dentes normalmente.

Mayara Esteves Louzada, 29 anos, advogada optou pelo aparelho estético “Uso o aparelho desde agosto de 2016. Optei pelo modelo estético por ser mais discreto, uma vez que a minha profissão exige maior discrição e seriedade. – comenta a advogada.

Mesmo sem ter finalizado o tratamenta, a paciente já comemora os resultados. “Valeu a pena usar o aparelho especialmente porque em poucos meses já foi possível a melhora e mudança nos meus dentes. – Explica Mayara.

Não adie o tratamento

Muita gente adia ou deixa de fazer o tratamento ortodôntico por receio do incômodo do aparelho, pelos cuidados necessários com a higiene bucal, dentre outros fatores. Se para você o tratamento ortodôntico é um sacrifício, lembre-se de que ele não é para sempre. Apesar do tempo de duração não ser igual em todos os casos, uma coisa é certa: os ferrinhos só farão parte da rotina por um tempo e, depois disso, o sorriso estará ainda mais bonito do que antes. Vale a pena a espera!

Jesaías Marcelino Francisco, 19 anos, barbeiro, é paciente da clínica e usou o aparelho fixo tradicional metálico por um ano e meio. “Não me incomodava. Só sentia desconforto durante a manutenção, que o aparelho era apertado, mas nada demais também. Vale muito a pena o tratamento e o resultado.” O barbeiro nos contou que ele fez um trabalho em conjunto entre o Dr. Cristiano Marques e a Dra. Adriana, e que o atendimento foi excepcional.

Sobre a Clínica Dr. Cristiano Marques

A Clínica Dr. Cristiano Marques é um Centro de Especialidades Odontológicas que atua com a premissa de levar saúde e bem-estar aos seus pacientes por meio de tratamentos modernos e profissionais qualificados. A clínica é especialista em reabilitação oral e atende nas áreas de:

  • Cirurgia
  • Dentística estética
  • Endodontia
  • Implante Dentário
  • Ortodontia
  • Periodontia
  • Preenchimento Orofacial
  • Prótese Dentária
  • Radiologia
  • Disfunção de ATM
  • Toxina Botulínica (Botox)
  • Bichectomia

O Centro de Especialidades aceita os planos odontológicos da Amil, Saúde Bradesco, Rede Una e Inter Odonto.

Para mais informações: 24 3348-9858 / 24 98121-6109

www.facebook.com/cristianomarques.odontologia

Conforto e estética: conheça as novas alternativas pra quem precisa usar aparelho fixo e não quer ficar com o tal “sorriso metálico”
Avalie nosso conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome