Doutor Responde Com Dr. Biazi Ricieri

Esclareça suas Dúvidas sobre Câncer com o Cirurgião Oncológico Dr. Biazi Ricieri, CRM – 5286946-5.

 

Dr. Biazi Ricieri

 
 

Médico especialista em Cirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA.

 

 

Como Funciona

Ao final dessa página você deve descrever sua dúvida o mais detalhada possível, dê-nos o máximo de informação possível. Não se esqueça, no entanto, de realmente fazer a pergunta, de forma direta e objetiva, para que possamos responder exatamente à sua pergunta.

Tire Suas Dúvidas Com O Especialista

Dúvidas sobre Câncer com Dr. Biazi Ricieri
Avalie nosso conteúdo

15 COMENTÁRIOS

    • Não. Existem tumores benignos e tumores malignos. Quando nos referimos a palavra câncer estamos falando em tumores malignos, e esses sim, possuem grande agressividade, risco de metástases para outros órgãos e pior prognóstico.

  1. Tive câncer de útero grau 1 retirei tudo, não ouve metástase , não precisei fazer quimioterapia nem radio. O câncer pode voltar em outro órgão?

    • Olá Ana Lúcia, existem basicamente dois tipos de tumores malignos do útero: 1) tumores do corpo do útero (endométrio) e 2) tumores do colo uterino. Em ambos os casos, quando temos tumores no estagio 1 (T1), na grande maioria dos casos, são tumores no estágio inicial, e portando com baixo risco de recidiva, principalmente em outros órgãos (Metástases). Nestes casos, geralmente tratamentos complementares com Radioterapia e/ou Quimioterapia não são recomendados, por não acrescentarem melhora na sobrevida do paciente, e também como são tratamentos que podem ter sérios efeitos colaterais não são recomendados nestes casos iniciais como o seu. De qualquer forma vc deverá manter-se em seguimento através de consultas periódicas com seu oncologista.

  2. Boa tarde!

    Tumor extirpado do intestino, com metástase, retirando-se, alem de parte do intestino, utero, bexiga e ovarios, com realizacao de colostomia.

    A proposta de tratamento é objetivar o conforto com cuidados paliativos, ou há algum prognóstico de cura?

    • Se o tumor estiver avançado localmente pode-se realizar cirurgias mais Radicais com a remoção de outros órgãos contíguos. Porém naqueles casos onde a disseminação é para órgãos a distância – estágio IV, não há intenção de cirurgia curativa e portando não há benefícios em realizar cirurgias mais Radicais.

  3. Minha mãe está com uma verruga grande no rosto…Dra do Inja pediu para q o Sr. Análise e veja o que pode ser feito..está incomodando…a retirada é aí mesmo?

  4. Boa tarde!
    Fui diagnosticada com NIC III – carcinoma in situ com margens cirúrgicas comprometidas e estou muito assustada. Tenho três filhos e sou laqueada a 14 anos. No meu caso, eu preciso de quimioterapia ou seria somente a histerectomia?

    • Olá Thereza! O carcinoma in sito ainda não é considerado um tumor invasivo. Portanto, como você já possui a laqueadura tubária e uma prole constituída, você não precisa fazer uma histerectomia radical. Você pode fazer apenas uma histerectomia simples, poupando os ovários, por conta da idade.
      Não há indicação de Quimioterapia para tratar carcinoma in situ de colo uterino.

  5. Entendi. Mas posso optar por histerectonomia radical? Qual seria o tempo de recuperação para uma cirurgia como a indicada e como a radical? Me preocupo com meu trabalho e por conta disso já tenho deixado passar um certo tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome