Exame Ecodoppler: Entenda A Sua Importância No Diagnóstico De Varizes

0
1557

O exame ecodoppler é um dos principais exames utilizados para o diagnóstico de doenças venosas e arteriais, sendo muito útil na avaliação e checagem da saúde vascular do paciente.

No âmbito do tratamento de varizes, por exemplo, o exame ecodoppler é certamente um dos mais solicitados pelos médicos, por ser extremamente eficaz, tanto no diagnóstico, quanto no planejamento terapêutico dessa doença. Para se ter uma ideia, atualmente, não se recomendam cirurgias de varizes sem que antes seja realizado esse exame.

Portanto, para que você entenda a importância do ecodoppler no diagnóstico e tratamento de varizes, conversamos com médicos especialistas do Centro Integrado de Angiologia (C.I.A), de Volta Redonda. Confira e descubra por que esse exame é tão importante!

O que é o exame ecodoppler?

O exame ecodoppler — também chamado de ecocolordoppler, ecodoppler vascular, duplex scan ou ultrassom vascular — é um exame essencial no estudo de doenças vasculares.

O angiologista e cirurgião vascular Dr. Luis Fernando explica: “é um tipo de ultrassom (ou ecografia) de alta tecnologia, que permite analisar as artérias e veias, possibilitando avaliar o estado das paredes desses vasos sanguíneos e o comportamento da circulação do sangue no interior deles”. Com ele, é possível analisar a estrutura e a dimensão desses vasos, bem como a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo.

Eficaz no diagnóstico de diversas doenças vasculares, “o exame ecodoppler é bastante indicado para pacientes com varizes que tenham sintomas como dor, câimbra, inchaço e sensação de peso e cansaço nas pernas”, acrescenta.

Para que serve?

Por meio de ondas sonoras, o exame serve para investigar e diagnosticar diversos problemas venosos e arteriais, tais como:

  • trombose venosa;
  • edemas de membros inferiores;
  • dores nas pernas;
  • aneurismas da aorta abdominal, de membros inferiores e membros superiores;
  • placas obstrutivas nas carótidas;
  • e varizes.

Ele ajuda a mapear não somente as veias visíveis dilatadas sob a pele, mas também as veias e os vasos doentes que não podem ser vistos a olho nu. Também é eficaz para pesquisar possíveis causas secundárias das varizes e analisar outras partes do corpo que podem levar ao aparecimento das veias afetadas nas pernas.

O exame é essencial para aprimorar o diagnóstico e o tratamento de varizes, uma vez que permite visualizar o sistema venoso com precisão, com qualidade nas imagens e em tempo real, além de auxiliar a equipe médica em casos cirúrgicos.

“O ecodoppler não apenas ajuda a diagnosticar a doença varicosa, mas também a planejar o melhor tipo de tratamento para as varizes, decidindo, por exemplo, se há necessidade ou não de cirurgias”, explica a Dra. Miryam Castro, angiologista e cirurgiã vascular do CIA. O exame pode ser utilizado, ainda, durante o próprio procedimento operatório, para melhor visualização e localização das varizes.

Leia também: Varizes E Vasinhos: Conheça Os Principais Tratamentos

Como o exame é feito?

O exame é bastante simples. A Dra. Carla Gonçalves, também especialista em angiologia e cirurgia e vascular, esclarece: “como em uma ultrassonografia convencional, um gel é aplicado sobre a área do corpo que será analisada. A sonda do aparelho é, então, levemente pressionada e passada pela região. Dessa forma, são obtidas imagens de alta qualidade para um diagnóstico acurado e preciso da doença vascular”.

Existem vários tipos de exame ecodoppler, que varia conforme a região a ser tratada, por exemplo:

  • ecodoppler venoso de membros inferiores;
  • ecooppler venoso de membros superiores;
  • ecodoppler de carótidas e vertebrais;
  • ecodoppler arterial de membros inferiores;
  • ecodoppler arterial de membros superiores;
  • ecodoppler de aorta e artérias ilíacas;
  • ecodoppler de artérias renais.

O paciente geralmente fica deitado ou em pé, enquanto o médico analisa a circulação dos vasos e veias, de modo totalmente seguro. O exame ecodoppler tem inúmeros benefícios para o paciente por apresentar características como:

  • não é invasivo;
  • não causa dor;
  • não utiliza radiação;
  • não tem contraindicações;
  • não tem efeitos colaterais.

Para realizar o exame não é necessário o uso de contraste nem de qualquer preparo específico, excetuando-se os casos abdominais, em que se pede jejum.

Por não ser invasivo, também pode ser feito por pessoas de qualquer idade. O tempo de duração médio é de aproximadamente 20 minutos na maioria dos casos.

Como você viu, o exame ecodoppler é simples, rápido e seguro. Ele é o mais indicado no diagnóstico de varizes e no seu planejamento terapêutico, sendo essencial no procedimento pré-operatório do tratamento da doença varicosa.

Sobre a CIA – Centro Integrado de Angiologia

C I A - Centro Integrado de AngiologiaO Centro Integrado de Angiologia (C.I.A) é uma clínica especializada em angiologia e cirurgia vascular, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que acometem as veias, artérias e vasos linfáticos.

A clínica é composta por especialistas habilitados à cuidar da sua saúde vascular, oferecendo, notadamente, técnicas para o tratamento de varizes e “vasinhos” como a escleroterapia e o tratamento cirúrgico (este realizado em ambiente hospitalar).

Com intuito de promover a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao sistema circulatório, a clínica dispõe de métodos diagnósticos que ajudam na avaliação das possíveis alterações relacionadas às veias e artérias, incluindo exames como:

  • Ecodoppler venoso de membros inferiores;
  • Ecodoppler venoso de membros superiores;
  • Ecodoppler de carótidas e vertebrais;
  • Ecodoppler arterial de membros inferiores;
  • Ecodoppler arterial de membros superiores;
  • Ecodoppler de aorta e artérias ilíacas;
  • Ecodoppler de artérias renais.

Corpo clínico:

Dr Luis Fernando Queiroz de Lima – Angiologia & Cirurgia Vascular
Dra Miryam Selma Oliveira Castro – Angiologia & Cirurgia Vascular
Dra Carla França Gonçalves – Angiologia & Cirurgia Vascular

Para obter mais informações ou entrar em contato com a clínica, acesse: http://bit.ly/2PTHbgh

 

Exame Ecodoppler: Entenda A Sua Importância No Diagnóstico De Varizes
5 (100%) 1 vote

Faça um comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome