Você faz parte do grupo de pessoas que está acostumado com o jejum de 12 horas antes de fazer algum exame de sangue? Então saiba que, com o avanço da tecnologia médica e de estudos na área de saúde, desde 2016 há um novo consenso médico. Em nota divulgada a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial modifica a prática das 12 horas de jejum, já tão consolidada em nossa rotina.

Para algumas pessoas, ficar todo esse tempo sem se alimentar não representa dificuldades. Contudo, há quem tenha problemas de saúde agravados por ficar tanto tempo em jejum, como as grávidas e os idosos. Em geral, esses já sofriam apenas com ideia de ter que se submeter à coleta de sangue para análise.

Essa nova prática de redução do tempo de jejum está sendo aplicada porque aconteceram mudanças nos valores de referência de testes como colesterol e triglicérides. Além disso, estudos comprovaram que não há impacto da restrição alimentar na maioria dos casos. Dessa forma, há exames, como os que verificam os níveis de T4 livre e TSH, que não exigem jejum, com isso o paciente pode fazer a coleta de sangue em qualquer horário do dia, inclusive após se alimentar.

Leia também: Bairro Retiro ganha unidade de atendimento médico e laboratório de exames em Volta Redonda

Exames e tempo de jejum

Se o seu médico solicitou a você vários exames, é importante compreender que cada um deles tem suas especificidades. Por isso, é provável que o tempo de jejum necessário não seja o mesmo para todos. Nesse caso, é fundamental que você siga as instruções passadas pelo profissional de saúde.

Além das informações de seu médico, é importante, também, pedir orientações para o laboratório em que realizará os procedimentos, e dizer o tempo em que está em jejum. Esse dado constará em seus laudos e fará toda a diferença para a interpretação dos resultados.

Saber o tempo necessário de jejum em caso de exames específicos também pode ajudar você a se preparar melhor para a coleta de sangue. Sobre isso, consultamos a Dra. Christine Guedes, médica hematologista da Unimed Volta Redonda, coordenadora do laboratório da Unimed Volta Redonda, que nos explicou sobre essas mudanças. Confira!

  • Glicemia: recomendação de 8 horas de jejum (para adultos e 3 horas para crianças)
  • Colesterol: recomendação de jejum de até 12 horas para que sejam obtidos resultados mais fiéis à condição da pessoa, contudo vale reforçar que o jejum não é mais obrigatório para este exame.
  • Níveis de TSH: recomendação de jejum de, pelo menos, 4 horas, apesar de esse não ser mais exigido.
  • Níveis de PSA: recomendação de jejum de, pelo menos, 4 horas.
  • Hemograma: não é necessário fazer jejum.

Nos idosos e crianças, o tempo sem alimentação deve ser como o intervalo das refeições. Para crianças mais novas, o jejum pode ser de uma ou duas horas.

Mesmo com essas informações sobre preparação para o exame de sangue, vale reforçar que a melhor recomendação sobre o tempo em que você deverá ficar em jejum será do seu médico. Sobre isso, a Dra. Christine Guedes afirma que “é importante perguntar ao especialista se há necessidade ou não do jejum. Somente o médico tem condições de fazer essa recomendação de forma correta”.

Água e jejum

É possível que, em algum momento pré-exame de sangue, você já tenha se perguntado se beber água quebraria o jejum. Da próxima vez, pode ficar tranquilo, pois a água está permitida.

Contudo, não vale exagerar na quantidade, pois o excesso pode influenciar o resultado do exame. Assim, beba somente o necessário para saciar sua sede e se houver qualquer tipo de sedação, não faça a ingestão de líquidos. Isso quem afirma é a Dra. Christine Guedes.

Outros tipos de bebida estão proibidos. Portanto, nada de álcool, chás, refrigerantes ou sucos. Todos esses, em razão de sua composição, podem provocar alterações significativas nos resultados.

Possivelmente, ao ler este texto, você se lembrou de que precisa colocar seus exames em dia, não é mesmo? Há quanto tempo você não faz um check-up? Aproveite que a Unimed Volta Redonda agora conta com uma unidade de atendimento do Centro Cuidar no bairro Retiro, localizada no Dourados Shopping, que possui coleta de exames, inclusive no período da tarde. Afinal, saúde sempre deve ser prioridade.

Quer saber mais sobre o Centro Cuidar Retiro? Acesse: http://www.unimedvr.com.br/centro-cuidar-retiro

Fontes: SBPC/ML

Sociedade Brasileira de Diabetes

 

Faça um comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome