Mindful Eating: Grupo De Emagrecimento É Tendência Em Volta Redonda

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Mindful Eating: Grupo De Emagrecimento É Tendência Em Volta Redonda

Quando pensamos em emagrecimento, logo vêm em nossas mentes as temerosas dietas, não é mesmo? No entanto, muitas vezes nos esquecemos de um fator crucial: os aspectos emocionais e comportamentais associados à alimentação.

É aí que entra o mindful eating: uma prática que une mindfulness e alimentação, que ajuda a nos tornar mais conscientes sobre nossas escolhas e nossos comportamentos. Seus benefícios são inúmeros e uma das grandes contribuições é o emagrecimento consciente, saudável e sustentável.

Por isso, se você deseja emagrecer com saúde, além de desenvolver qualidades como autocuidado e autocontrole, este artigo é para você. Entenda o que é mindful eating e como praticá-lo!

O que é mindful eating?

A técnica — traduzida como “alimentação consciente” —aplica o mindfulness na alimentação, buscando proporcionar uma relação mais saudável com a comida.

O mindfulness é um conjunto de exercícios que visam atingir a consciência plena de nossas ações. A ideia é focar a mente no presente, eliminando os ruídos mentais oriundos de preocupações futuras, culpa ou de arrependimentos do passado.

Nesse sentido, o mindful eating traz a atenção plena para o momento das refeições. É importante ter em mente que não se trata de uma dieta nem de imposições alimentares. O praticante desenvolve a autoconsciência e tem autonomia para fazer suas escolhas.

Isso é crucial para quem deseja emagrecer de modo saudável e sustentável, por meio da mudança comportamental e da tomada de consciência sobre suas emoções.

Benefícios do Mindful Eating

Benefícios do Mindful EatingA técnica é benéfica em todas as esferas de nossa vida. Ela é transformadora, mas vale lembrar que é um processo. Com o tempo, você passa a prestar mais atenção no que come, na quantidade e na forma que se alimenta, fazendo melhores escolhas.

A prática também ajuda no tratamento de problemas emocionais e comportamentais, como ansiedade, estresse, baixa autoestima, depressão e transtornos compulsivos alimentares.

Sabe aqueles ataques à geladeira para saciar a ansiedade? Você diminui esses exageros, a compulsão e outros hábitos negativos.

O mindful eating proporciona, ainda,uma melhor relação com a comida e, inclusive, com o próprio corpo. É um processo de conscientização, que gera autocuidado e amor próprio.

Como Praticar Essa Técnica?

O ponto-chave da prática é a atenção no presente. Para isso, você precisa sair do modo automático e eliminar ruídos externos. Portanto, nada de televisão ou celular na hora de comer e muito menos de trabalhar enquanto almoça.

Para praticar o mindful eating, você precisa saborear lentamente a comida, observar o cheiro e as cores dos alimentos, sentir a textura, notar a quantidade de comida no seu prato. A intenção não é julgar, mas sentir o momento como uma experiência única.

Ao criar esse hábito cuidadoso na hora de comer, você saberá identificar os gatilhos por trás da sua relação com a comida e poderá diferenciar a fome física da fome psicológica.

O resultado é uma descoberta incrível sobre o próprio estado emocional e uma relação saudável com a comida, sem culpas ou julgamentos. O emagrecimento vem como consequência e de forma sustentável.

NutrirMente: o Grupo de Mindful Eating em Volta Redonda

Grupo de Mindful EatingO programa NutrirMente tem se tornado referência em mindful eating em Volta Redonda. Organizado pela Nutricionista Cristiane Souza, o Grupo de Emagrecimento conta com, no máximo, seis participantes com sobrepeso e obesidade de até 10 kg ou mais. Sua proposta é orientar, treinar, ajudar essas pessoas a perderem peso de forma rápida e saudável.

A equipe é formada por profissionais de diversas áreas da saúde, como Nutricionistas, Psicólogas (os), e outros profissionais que são acrescidos na equipe de acordo com a avaliação do perfil individual de cada turma.

Por meio de um trabalho multidisciplinar, o objetivo é lidar com os aspectos comportamentais e emocionais que afetam diretamente a alimentação e a relação com o corpo.

Há mais de um ano ensinando o mindful eating online e presencialmente, os resultados têm sido muito positivos. “Tem participantes que já tentaram de tudo, desde dieta até medicação, e não conseguiam perder peso de jeito nenhum. Com uma semana no NutrirMente, os resultados começaram a aparecer, chegando a casos de emagrecimento de até 20 kg em nove meses”, conta a nutricionista.

Nutricionista Cristiane SouzaCristiane deixa claro que os resultados podem não ocorrer do mesmo modo para todos. Cada participante irá lidar com suas próprias questões internas e, nesse sentido, o foco do grupo é alcançar o objetivo de cada um, de forma individualizada.

Ainda assim, Cristiane comemora: “Há outros alunos que, mesmo sem um resultado tão expressivo, sentem os benefícios da prática no dia a dia. Frequentemente, eles me agradecem pelo grupo e contam como tem sido fundamental para a reeducação alimentar e para tornar suas escolhas melhores”.

Ficou interessado no grupo de emagrecimento em Volta Redonda? Entenda mais sobre a prática de mindful eating com a Nutricionista Cristiane Souza e tenha uma vida mais consciente e saudável!

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