Novembro Azul: O Câncer De Próstata E A Importância Do Apoio Psicológico

0
305
Câncer Próstata - Novembro Azul

O mês de novembro é conhecido como o mês de prevenção e conscientização do câncer de próstata. O novembro azul tem por finalidade trazer um espaço para ser abordada a importância do cuidado com a saúde do homem.

Geralmente, o câncer é caracterizado por um crescimento acelerado e desordenado das células. O câncer de próstata é o câncer mais comumente diagnosticado nos homens, trata-se do segundo tipo que mais mata homens no Brasil, “perdendo” apenas para o câncer de pele não melanoma.

No entanto, se for detectado precocemente as chances de cura são de 80/95%. Porém, um grande entrave ao diagnóstico precoce é a resistência masculina à realização de exames de rotina que podem detectar o câncer em sua fase inicial.

Leia também: Outubro Rosa: Como Fica O Psicológico do Paciente Com Câncer?

Trata-se de uma doença muito delicada e que pode impactar várias esferas da vida de um homem. A angústia e a tristeza vinculadas a esse processo de adoecimento podem ser muito presentes. A autoestima, a sexualidade e própria virilidade podem sofrer abalos e conflitos durante o processo de descoberta e tratamento dessa patologia. Outros impactos emocionais podem ocorrer quando há pensamentos vinculados à morte e à impotência; além disso o processo de descoberta e tratamento são dolorosos, e o risco da retirada da próstata, nos casos mais graves, pode agravar as emoções do sujeito.

Dessa forma, o apoio da parceira(o), o apoio familiar e o acompanhamento psicológico são de extrema importância nesses momentos, visando contribuir para a conscientização da doença, adaptação do processo e compreensão de forma mais clara dos sofrimentos e angústias, buscando restabelecer o equilíbrio emocional.

Relembrando que o melhor modo de prevenção do câncer de próstata é estar em dia com os exames e frequentar regularmente o urologista após os 45 anos idade; se houver histórico familiar, fazer esse acompanhamento desde sempre e não apenas na faixa etária sugerida.

Até a próxima. Terapia muda a vida!

Psicóloga Francyelly Fernandes

Novembro Azul: O Câncer De Próstata E A Importância Do Apoio Psicológico
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome