Outubro Rosa: Como Fica O Psicológico do Paciente Com Câncer?

Outubro Rosa: Como Fica O Psicológico do Paciente Com Câncer?

O mês de outubro é conhecido como o período de prevenção e conscientização do câncer de mama. O outubro rosa tem por finalidade trazer um espaço para falarmos dessa doença e para abordarmos a saúde da mulher. Apesar de quase exclusivamente ocorrer em mulheres, também há casos de homens com câncer de mama.

Geralmente, o câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células. O tumor nos seios acontece pela ocorrência de características anormais nas células dos lobos mamários, ocasionando mutações no material genético dessas células.

Trata-se de uma doença muito delicada e que pode impactar várias esferas da vida de uma mulher. A ANGÚSTIA vinculada a esse processo de adoecimento pode ser muito presente, pois os seios têm um papel importante no corpo feminino com os seus diversos simbolismos no decorrer da vida de uma mulher. A AUTOESTIMA, a SEXUALIDADE e própria FEMINILIDADE podem sofrer abalos e conflitos durante o processo de descoberta e tratamento dessa patologia.

O impacto emocional do diagnóstico de uma doença maligna pode afetar profundamente o sujeito, já que pode haver o pensamento vinculado à morte. Além disso, tanto o momento da descoberta do câncer, quanto o processo do tratamento são dolorosos e impactantes, pois, em alguns casos, há necessidade de retirada do seio (mastectomia), o que pode agravar o aspecto emocional da pessoa.

Leia também: Como funciona a terapia? Ela pode nos tirar do tal “buraco negro”?

Dessa forma, apoio do parceiro, familiar e acompanhamento psicológico são de extrema importância nesses momentos, visando contribuir para a conscientização da doença, adaptação do processo e compreensão de forma mais clara dos sofrimentos e angústias, e buscando restabelecer o equilíbrio emocional. O acompanhamento psicológico pode ser individual ou até mesmo junto a um psicólogo hospitalar, que terá o papel de viabilizar uma melhor comunicação entre equipe médica, família e paciente.

Relembra-se que o melhor modo de prevenção do câncer de mama é estar em dia com os exames, para que não ocorra a descoberta e diagnóstico em estágio avançado da doença.

Até a próxima. Terapia muda a vida!

Outubro Rosa: Como Fica O Psicológico do Paciente Com Câncer?
5 (100%) 1 vote

Faça um comentário:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome