Quatro Motivos Pra Você Treinar As Suas Panturrilhas

Além de fortalecê-las, apoiar o processo de regeneração delas vai te ajudar a obter aquelas panturrilhas saudáveis e fortes que você precisa para treinar em alta performance.

0
436
Quatro Motivos Pra Você Treinar As Suas Panturrilhas

É comum durante as sessões de exercícios, vermos que uma parte da musculatura de nossas pernas normalmente são esquecidas e deixadas de lado: como as panturrilhas.

Quando se trata de melhorar níveis de força da parte inferior do corpo, ficar mais rápido ou mais ágil, lembramos, quase sempre, de trabalhar os músculos grandes das pernas. Mas, será que sabemos o real papel que suas panturrilhas desempenham na treinos e nas atividades em geral? Siga com a leitura e se surpreenda com os benefícios de treinar esse musculatura quais os perigos de negligenciá-los.

  1. As panturrilhas atuam como uma ferramenta de desaceleração para o corpo. Imagine uma pessoa dando um “tiro” curto de corrida e precisando parar ou mudar de direção rapidamente. Nesse momento, estudos indicam, que as panturrilhas dessa pessoa, absorvem até 10 a 12 vezes o seu peso corporal. Portanto, treinar as panturrilhas é necessário para suportar essa carga e garantir que você desacelere com segurança, evitando lesões causadas pela fase excêntrica de qualquer exercício.
  2. Ela é um músculo estabilizador dos movimentos que exigem dos joelhos – importante para exercícios de salto, onde joelhos instáveis podem resultar em um mau desempenho, e, em lesões. Ou seja, um par de panturrilhas fortes, protegem melhor as articulações.
  3. Panturrilhas bem treinadas resultam no aumento da impulsão no salto vertical. Como o gastrocnêmio (um dos músculos que compõe a panturrilha) é composto principalmente de fibras musculares de contração rápida, suas panturrilhas podem executar movimentos rápidos e explosivos.
  4. Embora a genética determine a quantidade de fibras musculares de contração rápida que cada pessoa possui, o fortalecimento das panturrilhas ajuda a grande maioria das pessoas a realizar movimentos que precisam de potência.

Leia também: Cinco motivos pra você treinar no inverno

Dica: Exercícios pliométricos (entre outros) são uma boa maneira de fortalecer os músculos da panturrilha – em seu conjunto – e, consequentemente, de proteger as articulações.

Está ignorando suas panturrilhas? Então, está na hora de começar a prestar atenção nelas.

Além de fortalecê-las, apoiar o processo de regeneração delas vai te ajudar a obter aquelas panturrilhas saudáveis e fortes que você precisa para treinar em alta performance. Faça bons treinos e tenha sempre o auxílio de um profissional educação física, pois com certeza ele terá os melhores estímulos para fazer com essa musculatura fique em sincronia com o restante de seu corpo, e em prol de seu objetivo.

Quatro Motivos Pra Você Treinar As Suas Panturrilhas
4.8 (96.67%) 6 votes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome