Quer controlar a ansiedade? Respire!

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Quer Controlar A Ansiedade? Respire!

No texto anterior falamos sobre a preocupação que temos em relação ao futuro em vez de focarmos no presente. Uma técnica básica pra lidar com a ansiedade, seja em momentos simples, ou até em uma situação extrema, como num ataque de pânico por exemplo,  é fazendo uso da respiração.

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Mas por que a respiração?

Se você reparar bem, passamos muito tempo dos nossos dias pensando nas coisas que já passaram e nas coisas que ainda estão por vir. O passado e o futuro ocupam uma grande parte do momento que deveria ser do presente. A respiração é algo que só podemos pensar e nos concentrar no presente. Por acaso você se recorda das respirações que teve ontem? Já fez o planejamento das que serão feitas amanhã? Respiramos tão naturalmente que não nos preocupamos com isso.

A ansiedade surge de momentos onde estamos preocupados com o futuro por achar que algo de ruim irá acontecer e ter a certeza de que não saberemos lidar com essa situação. Para isso temos algumas dicas:

  1. Nesse momento, mude seu foco!
  2. Direcione sua atenção para a sua respiração.
  3. Contar costuma ajudar, nesse processo. Conte mentalmente após uma inspiração e uma expiração.
  4. Procure fazer uma inspiração profunda e uma expiração lenta.
  5. Encha os pulmões de ar e solte-o lentamente.

Como já dissemos, respirar ajuda até em momentos de ataque de pânico onde a respiração está ofegante e o coração disparado. Não é a toa que a impressão é de que a pessoa está tendo um infarto, ou ainda pior, parece que vai morrer.

Mas, como raciocinar de forma clara com essa respiração descontrolada?

O pensamento irá tender para o pior. Ataques de pânico não costumam durar muito tempo, no entanto para uma pessoa que está vivenciando parece durar uma eternidade. O que fazer então? Respire. Controle sua respiração. Ao obter o controle, o coração vai aos poucos voltando a ter um ritmo normal de batimentos. Diminuindo os batimentos o medo de estar morrendo vai aos poucos sumindo e os pensamentos passam a se equilibrar. O pior já passou!

Ao menor sinal de começar a ficar ansioso, pratique a respiração. Mude o foco das coisas que estão à sua volta e pare um momento, sinta o ar entrando e saindo, entrando e saindo… Nada melhor do que uma mente calma para se ter bons pensamentos. E olha que essa técnica é acessível a todos, com algo bem simples de fazer. A todo o momento estamos respirando. E nem nos damos conta…

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Quer controlar a ansiedade? Respire!
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