Entenda O Setembro Amarelo E O Seu Papel Na Prevenção do Suicídio

Cerca de 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, e, mesmo diante desse número, apenas 28 países possuem planos estratégicos de prevenção. O Brasil é o oitavo colocado no ranking mundial de taxa de suicídios. (Organização Mundial da Saúde - OMS).

Entenda O Setembro Amarelo E O Seu Papel Na Prevenção do Suicídio

Sobre o suicídio

O mês de setembro é destinado ao mês de prevenção ao suicídio, o setembro amarelo, vem com a proposta de falarmos, escutarmos e darmos espaço sobre um tema que precisa ser levado, cada vez mais, a sério e abordado em nossa sociedade de forma ética e comprometida. Cerca de 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, e, mesmo diante desse número, apenas 28 países possuem planos estratégicos de prevenção. O Brasil é o oitavo colocado no ranking mundial de taxa de suicídios. (Organização Mundial da Saúde – OMS).

Recentemente, nesse ano de 2017, foi assunto na mídia o desafio Blue Whale (Baleia Azul) o que colocou o assunto suicídio em pauta, apesar desse “jogo” ser apenas MAIS um veículo do acometimento contra a própria vida. O suicídio tem como principal causa um sofrimento REAL em uma sociedade apressada diante da vida e repleta de julgamentos excessivos. Trata-se de um grito, embora em SILÊNCIO por ajuda, e não de uma simples frescura alheia, ou uma busca por chamar atenção.

O maior mal está na incapacidade da sociedade acordar para o que de fato importa, que é o CUIDADO. Esse tema é sério e, por vezes, ainda é tratado como um tipo de “brincadeira”, por exemplo, quando se menciona que a prática de boas chineladas poderia ser uma solução.

O que você pode fazer

Veja O Que Você Pode Fazer Para Combater O SuicídioEntão, estar realmente disposto a oferecer ajuda e promover a vida é essencial, proporcionando às pessoas que recorrem ao suicídio à possibilidade de perceber que os jogos, como o da Baleia Azul, ou qualquer outro acometimento contra sua própria vida, não são a saída para seu sofrimento.

Portanto, a quebra de paradigmas, o aumento da conscientização e a procura por profissionais capacitados são algumas das chaves para progredir na luta contra esse tipo de morte. Seja um agente de prevenção dentro de sua casa, trabalho e família, dando espaço ao sofrimento do outro. Promova a vida, sendo a sua, ou a de quem esteja a sua volta.

Leia também: Como funciona a terapia. Ela pode te tirar do buraco negro?

Sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

A campanha conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) também participa da divulgação do projeto.

Veja o site oficial da campanha: http://www.setembroamarelo.org.br/

Contribua com a divulgação de informações e dessa causa.

Até a próxima! Terapia muda a vida!

Entenda O Setembro Amarelo E O Seu Papel Na Prevenção do Suicídio
5 (100%) 1 vote

Faça um comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome