TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

0
2587

O dia 13 de julho é considerado o dia Mundial do TDAH -Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade. Trata-se de um transtorno que geralmente se desenvolve na infância e tende a acompanhar a pessoa no decorrer de sua vida.

O TDAH é considerado um transtorno neurobiológico que afeta diversas regiões do cérebro.

Sintomas do TDAH

  • falta de atenção;
  • desinteresse;
  • inquietude;
  • impulsividade.

Os primeiros sintomas podem ser percebidos ainda na infância. O “diagnóstico inicial” pode ser apresentado nas escolas, quando os profissionais da educação conseguem observar dispersão constante da criança durante as atividades propostas. Dificuldades de aprendizado estão associadas ao déficit de atenção. Por isso, é muito importante o acompanhamento do especialista o quanto antes. Ressalta-se que o TDAH pode ser diagnosticado em qualquer fase da vida não, necessariamente, na infância.

Caso ocorra um diagnóstico tardio, pode vir a ocorrer um “atraso” escolar/laboral. Nesses casos, é fundamental o resgate da autoestima e autonomia do indivíduo de forma crescente. O psicólogo poderá orientar um tratamento mais adequado para criança ou adulto, respeitando suas particularidades e limitações de modo a auxiliar na concentração das atividades na escola/no trabalho.

Por não ser considerada uma doença, e sim um transtorno, o TDAH não tem cura, apenas tratamento. O tratamento poderá incluir, além de psicoterapia (psicólogo), a utilização de medicamentos (médico) de acordo com a necessidade de cada caso.

São essenciais o diagnóstico precoce e o respeito da singularidade de cada pessoa durante o tratamento. Perceber e entender o sofrimento estimulará o melhor das capacidades da pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui