Transtorno Bipolar (ou de Humor) é coisa séria: saiba como identificar e tratar

Transtorno Bipolar (ou de Humor) é coisa séria: saiba como identificar e tratar

Os transtornos de humor são uma alteração do humor/afeto nas pessoas que podem abalar várias áreas da vida, seja na sociedade, na família e/ou no trabalho. Em alguns casos, pode até causar uma depressão ou euforia das questões emocionais.

Um dos tipos desses transtornos de humor é o TRANSTORNO BIPOLAR, onde o indivíduo encontra-se em constante oscilação entre períodos de muito BOM humor e de IRRITAÇÃO. As chamadas “oscilações de humor” podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência. Os episódios de crises podem estar relacionados com situações estressantes e que geram um grau de ansiedade na pessoa.

No decorrer da nossa vida, podemos nos deparar com adversidades e decepções, e tais situações podem nos fazer perder a capacidade de nos encontrarmos de forma natural/saudável com o outro. Abrindo, assim, espaços e possibilidades para a depressão e o transtorno de bipolaridade.

Leia também: Alienação parental e os prejuízos psicológicos na vida da criança/adolescente

Quando isso acontece de forma totalmente prejudicial a alguém, seus familiares, amigos e o próprio individuo devem ficar atentos, pois possuem um papel fundamental nesse momento. Esse papel é a observação e auto-observação, que são recursos para o começo da busca por ajuda e tratamento, resultando na psicoeducação que, nada mais é, que a compreensão dessa patologia por parte do paciente e de seus familiares. Isso faz parte do processo de tratamento de forma eficaz.

Nesses casos onde a bipolaridade se instaura, a psicoterapia (psicólogo), junto do auxilio de estabilizadores do humor (nos casos em que há necessidade de medicamento  e acompanhamento médico), e a prática de atividades físicas, propõem recuperar as possibilidades de ser e existir do paciente.

Portanto, aos poucos, esse indivíduo vai podendo experimentar outras formas estratégicas de agir para lidar com as situações estressantes causadoras de ansiedade durante sua existência. A luta pode ser longa e difícil, mas vale muito a pena pelo resgate de sua própria vida e autonomia em relação aos seus sentimentos, sejam eles de alegrias ou tristezas.

Até a próxima! Terapia muda a vida.

Transtorno Bipolar (ou de Humor) é coisa séria: saiba como identificar e tratar
5 (100%) 1 vote

Faça um comentário:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome