Varizes e vasinhos são problemas muito recorrentes, que afetam a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Classificados como um tipo de doença venosa, podem prejudicar a qualidade de vida, acarretando desde cansaço e sensação de peso nas pernas até a formação de edemas e úlceras em casos mais graves.

As mulheres são as que mais sofrem com a doença. Seja por desconforto estético, dores, inchaço ou problemas funcionais. O fato é que as varizes incomodam e, se não forem tratadas, podem causar complicações no sistema circulatório.

Isso mostra o quanto a prevenção e o tratamento são importantes para garantir mais saúde e bem-estar às mulheres. Pensando nisso, conversamos com o Dr. Luis Fernando Lima, cirurgião vascular e angiologista de Volta Redonda, para esclarecer sobre o assunto e nos explicar quais são os principais tipos de tratamento para varizes. Confira!

Afinal, o que são varizes?

Varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, que aparecem, principalmente, nos membros inferiores, em locais como coxas e panturrilhas. “O problema é causado pela degeneração gradual e progressiva das válvulas venosas e pelo enfraquecimento das paredes das veias afetadas. Isso leva à estagnação do sangue e à dilatação irreversível do vaso”, explica o angiologista.

“Os vasos mais calibrosos e tortuosos, que podem ficar até mesmo em alto relevo, são chamados de varizes ou varicosidades. Já os vasinhos, que são menores (com até 3 milímetros de diâmetro), avermelhados ou arroxeados, são chamados de microvarizes ou telangiectasias”, distingue o médico.

Muitos fatores podem causar o aparecimento de varizes, como a hereditariedade, gestação, sedentarismo, obesidade e uso de anticoncepcionais. “Justamente por questões hormonais, as mulheres são mais suscetíveis a ter o problema”, ressalta.

Para tratar as varizes, o acompanhamento médico é imprescindível. O diagnóstico é feito por meio de anamnese e exames físicos. Alguns aparelhos — como fleboscópio, realidade aumentada e ecodoppler venoso — também podem ajudar no diagnóstico de varizes não aparentes aos olhos nus e na escolha do tratamento mais adequado para cada paciente.

Qual é o melhor tratamento para varizes?

Com o avanço da medicina, atualmente existem diversos tipos de tratamento para varizes e vasinhos. É importante consultar um médico especialista, para que seja feita a escolha mais adequada de acordo com as condições do paciente. Veja as opções:

Cirurgia convencional

Frequentemente indicada para tratamento das varizes mais calibrosas, pode ser feita associada, ou não, a retirada, ou não, das veias safenas. A cirurgia convencional tem como objetivo remover as veias doentes, restaurando a circulação venosa adequada e , consequentemente, trazendo melhora estética na maioria dos casos.

Cirurgia a laser ou com radiofrequência

Estes tratamentos também são indicados para varizes calibrosas e insuficiência das veias safenas e veias perfurantes. Os dois procedimentos são bem parecidos: ocluem as veias afetadas, sem removerem os vasos. Nesse caso, o organismo apenas desvia a circulação para as veias saudáveis.

Uma fibra ótica é introduzida no vaso doente, queimando suas paredes internas. Associado a isso, é feita a tumefação por meio de injeções com soro fisiológico para a separação do vaso a ser tratado das estruturas ao redor, protegendo-as e possibilitando que somente o vaso doente seja afetado pelo tratamento.

A diferença básica entre os procedimentos é que um é realizado com laser e o outro com ondas de radiofrequência.

Escleroterapia com espuma

Este método de tratamento para varizes consiste basicamente na mistura (sob pressão) entre o polidocanol (um líquido) e o gás atmosférico. A espuma resultante dessa combinação age na veia causando uma inflamação das paredes internas e, posteriormente, seu fechamento. Com isso o vaso tratado é ocluído e impede-se a circulação sanguínea por ele, que tende a diminuir de tamanho. Este tratamento pode exigir algumas sessões e a sua indicação, depende de cada caso.

Escleroterapia líquida

Mais indicado e consagrado para tratamento dos vasinhos, este método consiste em injetar a uma substância líquida no vaso a ser tratado, através de uma agulha bastante fina. Isso causa um processo inflamatório das paredes dos vasos, ocluindo-os e interrompendo a passagem de sangue. Os líquidos mais utilizados são a glicose, o polidocanol e o ethamolin (em diversas concentrações diferentes) ou, até mesmo, a combinação de mais de um líquido desses na mesma solução. O número de sessões necessárias varia conforme o caso do paciente.

Existe alguma maneira de prevenir varizes?

Como as varizes e os vasinhos apresentam uma forte tendência genética, muitas pessoas estarão fadadas a apresentar o problema em algum momento da vida. Porém, algumas orientações podem ser seguidas para evitar ou retardar o aparecimento delas. Veja:

Orientações

Seja para a prevenção das varizes ou para o alívio dos sintomas, o Dr. Luis Fernando Lima costuma passar algumas orientações gerais aos seus pacientes: “uma delas é evitar ficar muito tempo em pé, sentado ou parado na mesma posição, pois isso contribui para a estase do sangue nas pernas, dificultando seu retorno para o coração”, explica.

Mudança de hábitos

A prática de exercícios físicos (como simples caminhadas), alimentação saudável e controle do peso são bons hábitos que ajudam a melhorar a circulação do sangue e a evitar a piora do quadro do paciente. Diminuir o uso de roupas muito apertadas e parar de fumar também contribuem para amenizar os sintomas.

Meias elásticas

O uso de meias elásticas de compressão ajuda a reduzir sintomas como inchaço crônico e dores. Elas melhoram a circulação, ajudando o retorno do sangue ao coração e, consequentemente, diminuindo os sintomas. O nível de compressão da meia vai depender do quadro clínico do paciente e deve ter a prescrição do médico.

Vale lembrar que todos os tratamentos e orientações acima ajudam no alívio de sintomas, na prevenção de complicações associadas à doença e na melhoria da condição estética, trazendo saúde e qualidade de vida aos pacientes.

Mas o Dr. Luis Fernando alerta: “Como as varizes são um problema crônico, é importante lembrar que, independentemente do tipo de tratamento adotado, o acompanhamento médico a longo prazo e os cuidados no dia a dia são cruciais para diminuir a chance de recidiva da doença”.

Por fim, ressaltamos que é essencial procurar um médico qualificado e com competência para realizar as técnicas e os procedimentos necessários. A partir de uma avaliação individualizada e conforme o quadro clínico de cada paciente, será possível escolher o melhor tratamento.

Sobre o Doutor Luis Fernando Lima

  • Médico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Orêncio de Freitas (HOF).
  • Residência Médica em Cirurgia Vascular pelo Hospital Central da polícia Militar do Rio de Janeiro (HCPMERJ).
  • Ex-estagiário do Serviço de Radiologia Intervencionista do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ).
  • Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
  • Certificado de Área de Atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
  • Certificado de Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
  • Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
  • International Membership of Society for Vascular Surgery (SVS).
  • Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.
  • MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
  • Ênfase em varizes e escleroterapia

Para saber mais sobre esse profissional e obter o contato acesse: https://pontodesaude.com.br/anunciante/dr-luis-fernando-lima/1974

 

Varizes E Vasinhos: Conheça Os Principais Tratamentos
Avalie nosso conteúdo

Faça um comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome