A Odontologia pode tratar Ronco e Apneia Obstrutiva ?

Apneia Obstrutiva do Sono e a Odontologia

Os dois assuntos estão cada vez mais relacionados.Você conhece  a importância da odontologia no tratamento de alguns distúrbios do sono como apnéia e ronco?

A importância de dormir bem

Todos sabemos que dormir bem é pré-requisito para ter saúde, disposição e qualidade de vida. São resultados esperados de uma boa noite de sono. Por isso é tão importante dar atenção aos problemas relacionados ao sono, seja na infância ou na fase adulta. Mas, você sabia que o dentista pode te ajudar a ter uma melhor qualidade do sono?

Ou seja, a odontologia é muito mais complexa do que você imaginava não é mesmo ?

 A Odontologia do Sono

Ainda pouco conhecida, a Odontologia do Sono é uma área da odontologia que permite que o profissional atue no tratamento de distúrbios que comprometem o sono, como o ronco e  apnéia.

Tratamentos odontológicos para ronco e apneia.

Os tratamentos odontológicos são recomendados para apneias leves e moderadas. Uma das modalidades de tratamento é o uso de aparelhos intraorais (AIO) que, quando utilizados durante o sono, promovem o avanço da mandíbula, prevenindo  o colapso da base de língua e dos tecidos da  faringe, reduzindo assim eventos obstrutivos nas vias aéreas superiores, criando o aumento das dimensões das vias áreas superiores, favorecendo a passagem do fluxo de ar, diminuindo e até interrompendo o ronco e melhorando a apneia,como resultado teremos benefícios para a saúde que vou explicar melhor na próxima publicação .

 Alguns tratamentos preventivos

Os Ortodontistas trabalham com evidências crescentes de que algumas intervenções ortodônticas e ortopédicas faciais podem contribuir no tratamento de crianças e adolescentes com distúrbios respiratórios do sono, podendo até prevenir ou adiar o aparecimento desses quadros na vida adulta. Os mais utilizados são: expansão de maxila, com o uso de disjuntores maxilares; tração reversa de maxila, que consiste na aplicação de dispositivos que promovem o deslocamento anterior da maxila; e aparelhos estimuladores do crescimento mandibular.

Se você possui problemas para dormir, uma boa alternativa é conversar com um dentista especializado no assunto.

A Odontologia pode tratar Ronco e Apneia Obstrutiva ?
4.4 (87.06%) 17 vote[s]

Faça um comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome