Entenda melhor a infertilidade

1
304
Entenda melhor a infertilidade

A infertilidade é definida pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva como a incapacidade obter gestação após 12 meses de relações sexuais sem uso de qualquer tipo de contraceptivo. Estatísticas apontam que cerca de 15% dos casais no mundo apresentam dificuldade para engravidar. Passados 12 meses tentando engravidar, é recomendável iniciar uma investigação médica buscando identificar uma causa para infertilidade.

As causas de infertilidade podem ser divididas em quatro grandes grupos, sendo:

  • Fatores do trato genital feminino (útero e trompas) como: presença de miomas, pólipos, sequelas de infecções pélvicas e endometriose.
  • Fatores hormonais, como: desordens da ovulação, síndrome dos ovários policísticos, alterações do hormônio da prolactina e da tireóide.
  • Fatores masculinos, como: alteração no número, da movimentação e do formato dos espermatozoides.
  • Fatores desconhecidos: quando não podemos identificar o fator causador de infertilidade.

Tire suas dúvidas sobre fertilização

Após um ano tendo relações sexuais frequentes sem uso de contraceptivos, a investigação da infertilidade se inicia com uma coleta detalhada do histórico médico do casal, associadas com exames que buscam identificar uma justificativa para a dificuldade de engravidar. Em mulheres com mais de 35 anos, o início da investigação da infertilidade deve ser realizado passados 6 meses tentando engravidar sem métodos contraceptivos. Com mais de 40 anos, tão logo decida engravidar, a mulher e seu parceiro devem passar por consulta médica e já realizar exames específicos. Caso o casal já conheça alguma desordem médica já conhecida que atrapalhe os planos de gestação (exemplos: espermograma alterado, menstruações irregulares, mioma, endometriose,  ovários policísticos), não há razão para esperar, e o início da investigação e tratamento deve ser imediato.

Dicas importantes!

  • É importante é estar atento ao tempo em que está tentando engravidar, e se está tendo ralações sexuais no período fértil. C
  • Conversar com seu ginecologista sobre o momento para iniciar uma investigação mais detalhada sobre seu caso.
  • Não demorar para iniciar um tratamento, e procurar um especialista em medicina reprodutiva quando perceber que existe alguma dificuldade na identificação e tratamento da causa da infertilidade.

 

Entenda melhor a infertilidade
5 (100%) 1 vote

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome