O Que É o Câncer Colorretal e Quais Seus Fatores de Risco

4
424
O que é o Câncer Colorretal e quais seus fatores de risco

A Incidência do câncer colorretal (CCR) vem aumentando nos últimos anos, graças ao envelhecimento populacional e mudanças no estilo de vida (sedentarismo, pior qualidade na dieta). O CCR são tumores que acometem o intestino grosso, que é subdividido em cólon e reto.

Clique aqui para falar com o Dr. Biazi Ricieri.

A maioria dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando sintomas de hemorragia intestinal (anemia), e alterações do hábito intestinal (entupimento em alguma parte do intestino) se tornam frequentes.

Uma característica importantíssima desses tumores é que a maioria deles tem origem em pólipos, que são pequenas elevações na parede do cólon e/ou do reto e que crescem muito lentamente, podendo levar muitos anos para se tornarem malignos. Isso permite que esses pólipos possam ser identificados e retirados antes de se transformarem em tumores malignos.

Tire suas dúvidas sobre câncer na coluna Pergunte ao Profissional

Nos últimos anos a evolução de métodos diagnósticos como a colonoscopia e exames de imagens ( tomografia computadorizada e ressonância magnética) mais eficazes, possibilitaram o diagnóstico mais precoce da doença.

As estatísticas mundiais mostram o CCR sendo o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo em mulheres.

No Brasil representa a quarta causa de morte por câncer em homens e a terceira em mulheres.

Conheça os fatores de risco que estão diretamente relacionados com o surgimento do CCR:

  • Dieta rica em carnes vermelhas, processadas (salsichas, mortadelas, etc) e gorduras
  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Tbagismo e alcoolismo,
  • Pessoas acima de 50 anos
  • Já ter tido pólipos ou câncer colorretal ou doença inflamatória intestinal
  • A ocorrência de câncer colorretal em familiares de primeiro e segundo graus e as síndromes hereditárias, sendo as mais comuns a polipose adenomatosa familiar e o câncer colorretal hereditário sem polipose

A melhor recomendação para evitar a doença é a prevenção, evitando os fatores de risco que mencionamos e investindo em bons hábitos de vida. Quando há casos na família exames como a colonoscopia devem ser iniciados antes mesmo dos 50 anos de idade, por conta dos fatores genéticos.

 

 

 

O Que É o Câncer Colorretal e Quais Seus Fatores de Risco
Avalie nosso conteúdo

4 COMENTÁRIOS

    • O exame de Colonoscopia é considerado padrão ouro no diagnóstico do CCR. Sendo capaz de detectar lesões avançadas e também diagnosticar e remover aquelas lesões ainda pré-malignas. Portanto a colonoscopia possibilita além do diagnóstico (através da biópsia), a ressecção (remoção) de algumas lesões polipóides. Atualmente a maioria das entidades que trabalham no combate ao CCR preconizam a colonoscopia para adultos após os 50 anos de idade. Por se tratar de um doença incisiosa (Sequencia Adenoma- Adenocarcinoma) poderá ser feita a cada 10 anos. Porém naqueles pacientes de risco elevado, ou seja, sintomáticos, historia pessoal ou familiar, doença inflamatória intestinal, síndrome de Lynch ou polipose adenomatosa familiar (PAF), deverão ter acompanhamento mais rigoroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome