Síndrome do túnel do carpo: sintomas e tratamento

A síndrome pode estar relacionada com alterações hormonais, doenças reumáticas, ganho de peso corporal, gravidez, diabetes, traumas, mais na maioria dos casos é idiopática (não tem causa definida).

0
743
sindrome-do-tunel-do-carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho chamado de Túnel do Carpo e geralmente acomete pessoas acima dos 40 anos (duas mulheres para cada um homem). Os principais sintomas são: dor e dormência /formigamento na (s) mão (s) e nos dedos, principalmente noturna . Pode haver também perda de força (paciente comumente reclamam quem a “xícara cai da mão”, “não consegue pegar o grão de arroz” ou “abotoar a camisa”). No início os sintomas são intermitentes, porém tornam-se constantes.

A síndrome do túnel do carpo pode estar relacionada com alterações hormonais, doenças reumáticas, ganho de peso corporal, gravidez, diabetes, traumas, mais na maioria dos casos é idiopática (não tem causa definida).

O diagnóstico é baseado no histórico do paciente e um bom exame físico pelo médico especialista (cirurgião da mão). Exames Complementares ajudam na confirmação do diagnóstico, e uma vez confirmado a estratégia do tratamento baseia-se na tentativa de tratamento conservador (feito com anti inflamatórios, imobilização, fisioterapia e medicamentos específicos para o nervo). No caso de falha do tratamento conservador, fica claro a necessidade do tratamento cirúrgico para  descompressão (liberação do nervo) que se faz necessário, pois o nervo é uma estrutura de difícil regeneração quando lesada.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores são os resultados. Por isso, aos primeiros sintomas, procure um cirurgião da mão.

Leia também: Perigo nas festas juninas: cuidado com as crianças e as mãos

Síndrome do túnel do carpo: sintomas e tratamento
Avalie nosso conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu Nome